MENU
Desde 2018, criado para relembrar o passado, marcar o presente e iluminar o futuro, o Farol Santander Porto Alegre recebeu exposições de artes visuais, em diversas temáticas, com artistas nacionais e internacionais. Em 2022, o Farol Santander Porto Alegre deu início ao projeto de ampliar sua atuação cultural, com concertos de música clássica e popular, além de espetáculos de dança, teatros musicais e muito mais.
5
andares1931
construção e inauguração2019
inauguração Farol Santander30,6m
altura+320mil
visitantes+20
exposiçõesPreservar o passado
O Farol começa a desenhar sua história em 1700, quando a Praça da Alfândega, chamada de Praça da Quitanda, nascia como núcleo inicial de Porto Alegre. Uma viagem no passado, entre a década de 20 ao final dos anos 60, nos remete para Praça como ponto de reunião dos portoalegrenses, com tráfego dos antigos bondes, aos tradicionais restaurantes e cafés, até a construção de cinemas, clubes e hotéis. É no decorrer desse túnel do tempo que nasce o prédio do antigo Banco Nacional do Comércio, já em 1931. O tempo passou, mas as histórias da cidade, as vivências individuais, os encontros e negócios que aconteceram na Praça estão resgatados para que os visitantes entendam e reconheçam suas trajetórias da forma autêntica, original, genuína e legítima.
Iluminando o presente
O Farol Santander é um centro que articula, integra, documenta e difunde a arte contemporânea produzida dentro e fora do Rio Grande do Sul, além de propor extensões temáticas para outras áreas de atuação. Na fase inaugural, o pólo de geração e distribuição de uma rica produção de conhecimento, opera em quatro andares: o Grande Hall abriga grandes exposições de artistas nacionais e internacionais; a Galeria oferece um projeto de memória da cidade e do banco, O Átrio, criado no antigo poço de iluminação dos vitrais, cerca de 40 metros acima do hall central, é um espaço com mobilidade para exposições, cursos e muitas outras atividades; o subsolo tem cinema e café. Um facho de luz capaz de proporcionar experiências únicas, que provocam a reflexão sobre uma nova forma de viver cultura, turismo, lazer e gastronomia.
Transformando o futuro
O Farol quer promover a integração da região ao circuito global das artes com novas conexões para criatividade, novos projetos, processos e ideias, com caráter multiplicador que impactam o desenvolvimento socioeconômico. Nosso programa quer aproximar a cultura do seu público, sendo um centro múltiplo que, através da sua programação, incentiva, transforma e constrói ideias e oportunidades para quem o visita.
Destaques e novidades
Os dois lados da moeda - Uma viagem pela história monetária dentro de um cofre
Eventos - Espaços pensados para diversos formatos e iniciativas
Exposições em cartaz para conferir no Farol Santander.