No andar térreo do Farol, a mostra imersiva REFLEXOS [IN]VERSOS no País das Maravilhas, de Vera Uberti, apresenta 10 instalações multimídia de grande escala inspiradas no famoso livro escrito por Lewis Carroll em 1865, Alice no País das Maravilhas. Em seu mezanino, encontramos a Galeria com a mostra Darwin – Origens & Evolução, a exposição revela o modus operandi de Darwin, que manteve uma comunicação direta com outros cientistas, chegando assim à teoria da evolução.
No subsolo, a exposição fixa Memória e Identidade apresenta a história da cidade, do prédio e da política monetária brasileira. No mesmo andar, a outra mostra permanente, Os Dois Lados da Moeda, conta com um importante acervo de numismática do Rio Grande do Sul, propondo uma analogia entre as moedas “oficiais” e “não oficiais” que circulavam na região. Nas laterais da sala é contada a evolução da moeda oficial do estado brasileiro.
Ainda no subsolo, o Farol proporciona experiências gastronômicas para diversos momentos do dia. O Kofre Café foi projetado para acolher momentos intimistas e especiais. E o Moeda Restaurante e Bar, que destaca-se por uma culinária contemporânea que dialoga com arte e cultura.
Concluindo o percurso pela edificação, encontramos ambientes surpreendentes no subsolo. A Loja da Alfândega oferece uma curadoria apurada de souvenirs de artistas, artesãos e produtos locais, além de itens relacionados às exposições realizadas no Farol.